top of page

Grupo Cooperado

Hip-Hop Mossoró

Coletivo de Hip Hop

O Hip-Hop Mossoró é um coletivo multicultural que promove ações sociais, educacionais e de documentação cultural. Atuando em escolas e periferias da cidade, o grupo colabora para a inclusão social e a valorização da cultura local por meio da educação e da arte. Composto por MCs, DJs, grafiteiros, dançarinos, produtores independentes, estudantes e pesquisadores, o coletivo utiliza o hip-hop como forma de expressão, resistência e transformação social.


Fundado oficialmente em 2021, o coletivo nasceu em um contexto de pandemia, como uma iniciativa virtual para conectar pessoas interessadas no fortalecimento da cultura hip-hop em Mossoró. No entanto, as suas raízes remontam a 2015, quando Cumpadi Caboco iniciou pesquisas sobre a cena local. Desses esforços surgiram no documentário O Hip-Hop que Brota no Sertão de Mossoró, que narra a trajetória dos primeiros representa a cultura nos anos 1990 até os artistas contemporâneos, destacando os desafios de se fazer e sustentar a arte na cidade.


Em paralelo, o coletivo realizou o Festival Hip-Hop na Escola de Artes, um trabalho muito importante para a cidade de Mossoró. O evento incluiu apresentações artísticas, produção de materiais audiovisuais e uma galeria ao ar livre, com 15 painéis pintados por artistas plásticos na lateral da Escola de Artes de Mossoró, ampliando o alcance e o reconhecimento do movimento.


Mais do que audiovisual, o Hip-Hop Mossoró busca levar a arte diretamente às comunidades. O projeto Pé na Praça visita periferias da cidade com eventos culturais que incluem apresentações de rappers, DJs, grafiteiros e dançarinos de rua. Nesses eventos, também são oferecidos lanches coletivos, como água, café, chá, picolés e cuscuz recheados, além de oficinas de dança e pintura. O projeto já percorreu 10 praças de Mossoró e fortaleceu parcerias com iniciativas como o Bem por Alguém — um projeto ecológico e solidário que troca 1kg de alimento por uma muda de planta — e o Pessoal do Tarará, com suas exposições teatrais e fotográficas.


Outro destaque do coletivo é o projeto Caminhos e Cores, realizado no CASEP-Oeste, no bairro Malvinas, com jovens em detenção temporária. Onde promovemos oficinas de dança, graffiti, poesia e sessões de cinema, criando uma troca enriquecedora entre os jovens e os artistas do coletivo. Com um trabalho colaborativo e inclusivo, o Hip-Hop Mossoró não apenas difunde as linguagens do hip-hop, mas também gera impacto social ao ampliar o acesso à cultura e transformar realidades.


Para 2025, o coletivo prepara a websérie Ritmos e Cores: A Diversidade nos Elementos da Cultura Hip-Hop, que explora a riqueza e a singularidade do hip-hop local, destacando suas características únicas e a maneira como a cultura se adapta e reflete as vivências da região.


Contato:

(84) 98875-4874

Visite nossas redes sociais

—Pngtree—instagram icon instagram logo_3584852.png
youtube.png
local-na-rede-internet.png
bottom of page